Aposentadoria

0

Para acompanhar as contribuições feitas ao INSS durante a sua vida de trabalho, basta acessar a página www.previdencia.gov.br e consultar os dados por meio de uma senha fornecida em qualquer agência da Previdência Social.

  1. Como cadastrar a senha – Ligue para o telefone 135 e agende dia e horário para ser atendido na Agência da Previdência Social de sua cidade.
  2. Extrato – Caso possua conta corrente no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, você poderá retirar o extrato previdenciário no caixa eletrônico. Escolha a opção extratos e imprima o seu comprovante.
  3. Dados Cadastrais – Se houver necessidade de atualização ou alteração de dados cadastrais, agende seu atendimento pela internet ou pelo telefone 135.
  4. Cálculo de Tempo de Contribuição – Para saber quanto tempo já contribuiu para o INSS, quanto falta para sua aposentadoria e, ainda, para saber qual o valor do benefício, você não precisa sair de casa. Basta acessar a página da Previdência Social, na internet, e calcular a sua aposentadoria.
  5. Aviso de Aposentadoria por Idade – O segurado e a segurada da Previdência Social, ao completarem a idade e o tempo de contribuição para a aposentadoria, receberão em casa uma carta, avisando que poderão solicitar o benefício. Portanto, é importante manter o endereço atualizado junto ao INSS. Mesmo que não receba a carta, o segurado ou a segurada que atender às condições poderá solicitar o benefício a qualquer tempo.

Mais informações pelo site da Previdência (link)

Compartilhe.

Sobre o Autor

O Portal Curso da Vida compartilha informações sobre o processo de envelhecer, que começa muito antes da nossa consciência da velhice. É um espaço para troca de ideias e experiências que possam contribuir para uma vida mais saudável, confortável e ativa, durante todo o seu curso.

Deixe um comentário