Curso da Vida – Prepare-se para viver melhor

Calvície e queda de cabelos podem ter solução

A queda de cabelos ou mesmo a total falta deles pode ser um fator estigmatizante e gerar sofrimento psíquico para diversas pessoas.De uma forma geral, é mais comum no sexo masculino do que no feminino: de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 80% dos homens terão manifestado o problema até atingir 70 anos, assim como 30% das mulheres o terão até os 50 anos de idade. Embora não tão comum entre elas, o tratamento da calvície feminina é ainda mais difícil já que a falta de cabelo nas mulheres só é notada quando 30% dos fios já caíram.

O que pouca gente sabe é que a Alopecia – nome científico para a redução parcial ou total de pelos ou cabelos em uma determinada área de pele – pode acontecer por várias causas, além da genética. Segundo o dermatologista Emerson de Andrade Lima, fatores como uso de medicamentos, traumas físicos no couro cabeludo, alergias, problemas hormonais e até mesmo a incidência de dermatite seborreica pode causar a ausência total ou parcial de cabelos e pelos.

“Dar adeus à queda dos fios pode não ser tão fácil, mas é possível. O quanto antes a pessoa perceber o problema e procurar um médico, maiores são as chances de controlar o processo.” – avisa o dermatologista. Ainda de acordo com o médico o tratamento varia de acordo com a origem do problema: “É possível usar enzimas que reduzem a quantidade da dihidroxitestosterona (DHT), substância responsável por grande parte dos casos de calvície, medicamentos que melhoram a circulação no couro cabeludo, além, de hormônios, vitaminas, xampus que combatem fungos, entre outras opções, que só um especialista pode definir” – explica.

Fonte – Sociedade Brasileira de Dermatologia –  SBD

Veja Produtos e Serviços

Exit mobile version