Curso da Vida – Prepare-se para viver melhor

Vôlei Master leva 2 mil atletas a Saquarema

Promovida pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a disputa do Vôlei Master 2014 levou 2 mil atletas de 16 estados do Brasil a Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio. A competição é disputada por amantes do vôlei com idades entre 35 e 70 anos. Ou mais. Este ano, de 11 a 16 de novembro, reuniu 179 equipes em 15 categorias na quadra, e mais de 200 duplas em 22 categorias na praia, em sua 11ª edição.

As partidas foram distribuídas em duas etapas. Na primeira (de 11 a 13 de novembro), jogaram as categorias pra jogadores a partir de 35+, 45+ e 55+, masculino e feminino. Na segunda (de 14 a 16), também masculino e feminino, nas categorias 40+, 50+, 59+, 63+, 67+ e 70+. De acordo com o presidente da CBV, Walter Pitombo Larangeiras, o torneio Vôlei Master é um evento de esporte e também um congraçamento entre amigos.

Segundo a entidade, uma pesquisa de avaliação após o fim dos jogos vai fornecer subsídios ao planejamento da edição 2015 do Volêi Master. A edição deste ano começou com a competição de vôlei indoor feminino nas categorias 35+ e 45+, que reuniram 19 equipes, cada uma; e a 55+, com sete. No masculino, os primeiros a disputar foram os jogadores das categorias 35+, com 16 equipes; 45+, com 12, e 55+, com quatro.

Entre os jogadores há atletas veteranos e amadores. Elizete de Freitas, por exemplo, depois de décadas jogando nos finais de semana, teve há sete anos um rompimento de ligamento do joelho, obrigando-a a uma cirurgia que a fez parar. Em 2013, contudo, mesmo com os pinos no joelho, decidiu disputar o Vôlei Master com uma amiga que conheceu na praia. As duas ganharam o 5º lugar da categoria 40+ do ano passado, além de um título no quarteto. Atualmente, a dupla treina duas vezes à noite (porque trabalham de dia) e no final de semana, treinadas pelo marido de Elizete, que também disputa o Master.

Também esteve em Saquarema Diva Santiago, 76 anos, que integrou em 1962 a seleção brasileira campeã sul-americana de vôlei no Chile, e em 1963 o time da UFRGS que ganhou a Olimpíada Universitária, hoje Universíade. No Vôlei Master, é parceira de equipe de Aída dos Santos Menezes, a primeira brasileira a disputar final olímpica no atletismo em 1964, mãe da jogadora Valeska Menezes, a Valeskinha.


Fotos do site da CBV – Confederação Brasileira de Volei

Mais informações –  www.cbv.com.br/

Exit mobile version