Facebook X (Twitter) Instagram
    Novidades
    • Novembro Azul: o que é verdade e o que é mito sobre o câncer de próstata?
    • Agende-se
    • Dia Internacional da Pessoa Idosa
    • Alta dos alimentos: Confira soluções para economizar na cozinha
    • Junho Vermelho – a importância da doação de sangue em meio a pandemia
    • Dicas valiosas para não cair em golpes virtuais
    • Startup especializada em registro de marcas para micro e pequenos negócios
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Curso da Vida – Prepare-se para viver melhor
    • Início
    • Cuide-se
      • Promoção da SAÚDE
        • ALIMENTE-SE bem
        • Exercite seu CÉREBRO
        • Cuidados com seu CORPO
        • Cuide bem de seus DENTES
        • Cuide da sua ESTÉTICA
        • Cuide do seu EQUILIBRIO
        • Cuide da sua VISÃO
      • QUALIDADE de vida
        • Procure NÃO FICAR SÓ
        • Terapias
        • Comprometa-se
        • Hobbies
        • ANIMAIS de estimação
      • Segurança
        • Pessoal
        • Para sua CASA
      • Cuidador
    • Aprendizagem
      • Aperfeiçoe-se
      • Tecnologia
      • Ação e RENDA
    • Entretenimento
      • Cultura
        • Dicas CULTURAIS
        • Programas GRATUITOS no Rio
        • Programas BARATOS no Rio
        • LIVROS do mês
      • Turismo
        • PLANEJANDO sua viagem
        • Conheça o BRASIL
        • Conheça o MUNDO
      • Esporte
      • Videos
    • Cursos
      • Cursos de Aperfeiçoamento
      • Cursos de Idioma
    • Direitos
      • Aposentadoria
      • Benefícios
      • ESTATUTO do Idoso
      • TELEFONES Úteis
      • TESTAMENTO Vital
    • Fale Conosco
    Curso da Vida – Prepare-se para viver melhor
    VOCÊ ESTÁ AQUI:Home»Finanças»Atenção ao seu dinheiro»Dores e avanços dos consumidores

    Dores e avanços dos consumidores

    1
    By Nadja Sampaio on 29 de julho de 2015 Atenção ao seu dinheiro
    Share
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Telegram
    Publicidade

    O país está vivendo a maturidade das relações de consumo. É hora de avançar. E nós, consumidores e cidadãos, vamos em frente, consumindo com mais critério, exigindo mais.

    A jornalista Nadja Sampaio é conselheira do Portal Curso da Vida e assinou por dois anos uma coluna sobre direitos do consumidor no Brasil Econômico, jornal que publicou sua última edição no dia 17 de julho.

    O Portal Curso da Vida lamenta o fechamento de mais um veículo de comunicação brasileiro, e agradece a generosidade da jornalista que compartilhou várias vezes seus artigos com nossos leitores. Na última coluna escrita para o jornal, Nadja Sampaio, como sempre, é precisa na defesa do cidadão.

    Há dois anos comecei a escrever esta coluna, e quero começar esta última oportunidade de falar com meus leitores agradecendo por ter podido, nesse tempo, acompanhar e refletir sobre as dores que passamos como consumidores e os avanços, que, mesmo com muita dificuldade, conquistamos. Nestes dois anos, saímos de uma época de bonança, de consumo fácil, passamos por um tempo de espera pelas eleições, para saber qual o rumo o país iria tomar, e estamos agora num período de recessão e de incertezas sobre a retomada econômica. A crise, que vem fechando empresas e diminuindo bastante o ritmo de outras, é a oportunidade para se rever e acabar com processos viciosos e inúteis, para se pensar criativamente e privilegiar a eficiência, a qualidade, sair do modelo de metas numéricas, buscar transparência e honestidade nas relações. É isto que o consumidor, e o cidadão brasileiro, quer.

    A crise, que vem fechando empresas e diminuindo bastante o ritmo de outras, é a oportunidade para se rever e acabar com processos viciosos e inúteis…

    Para tentar fazer um balanço destes dois anos de coluna, dei uma passeada nos temas sobre os quais escrevi e reparei que o fio condutor que perpassa todos os temas é a questão da falta de clareza em tudo: nas ofertas, na entrega dos serviços, nas relações com o cliente. Quase uma sequência de causas e efeitos. Começa pelas pegadinhas nas ofertas, que levam o consumidor a comprar errado; para comprar, o consumidor tem que disponibilizar seus dados e não sabe como a empresa vai usá-los; como a oferta é enganosa, e o serviço ou o produto não corresponde ao que se comprou, aparecem as cobranças indevidas; o atendimento ao cliente mais enrola do que soluciona. Irritado, o consumidor busca solução nos procons e na internet; se, na confusão, ficar inadimplente, vai sentir o gosto amargo dos juros e às vezes é tão difícil resolver que é necessário buscar a Justiça, que, de tão lenta, vem ficando cada vez mais injusta.

    Escrevi sobre todos esses temas dessa corrente maligna. Mas também sobre outros, como a crise da energia elétrica e as bandas tarifárias, a falência dos planos de saúde e a falta de confiança no sistema de saúde suplementar, os problemas eternos da área de telecomunicações, a difícil e ineficiente fiscalização das agências reguladoras, a oferta irresponsável de crédito e o superendividamento. Também mandei recados para os novos governantes, sobre o que queríamos, cidadãos e consumidores, como prioridades nas políticas públicas.

    Mas, confesso, gostei imensamente de tocar em três temas. O primeiro foi sobre a minha paixão particular, o campismo, e mais especificamente, sobre minhas andanças de motor home pelo país. Compartilhei os problemas nas estradas e a cobrança dos pedágios, um dos mais caros do mundo, a comparação da qualidade dos serviços em outras regiões do país, como o Sul e o Centro Oeste, e avisei ao governo estadual que nossos hermanos viriam de motor home para a Copa, mas ninguém deu bola, e deu no que deu, um vergonhoso improviso.

    O segundo tema foi ter compartilhado a minha viagem ao Japão. Falar do atendimento do japonês, da cordialidade, da determinação em ajudar, mas, principalmente, da eficácia do treinamento. Não é por acaso que eles são tão bons. Eles treinam, estudam, estão comprometidos com a eficiência, que é um valor de vida, não uma circunstância do trabalho. Estão focados no bem da outra pessoa. Um povo que conversa baixo para não incomodar o vizinho, que carrega seu lixo até achar uma lixeira. Amei o Japão.

    Quando incorporarmos a ideia de que o que é público é de todos nós, que são os nossos impostos que pagam os serviços de educação, saúde e segurança pública, vamos aprender a cobrar, e vamos usar mais.
    [/pullquote]

    O terceiro e mais importante tema foi o cidadão como consumidor de políticas públicas. Quando incorporarmos a ideia de que o que é público é de todos nós, que são os nossos impostos que pagam os serviços de educação, saúde e segurança pública, vamos aprender a cobrar, e vamos usar mais. E se o serviço público for bom, o teremos como opção ao privado, e aí, tenho certeza de que as empresas vão se esmerar mais em atender melhor.

    Revendo as colunas e pensando quais os avanços que poderia destacar, ri sozinha ao ver uma das minhas primeiras colunas na qual eu perguntava por que os fabricantes de cafeteiras não combinavam com os fabricantes de filtro de café o tamanho certo do filtro e, hoje, folgo em dizer, já vejo algumas embalagens de filtros de café que trazem a lista das cafeteiras ideais para o filtro. Sim, tivemos outros avanços. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, colocou no ar o site consumidor.gov.br, um novo canal de solução online com as empresas. Este ano o Código de Defesa do Consumidor faz 25 anos e a Senacon vai sediar o encontro mundial da Consumers International. Estamos na luta.

    Estamos reféns de um péssimo Congresso, recheado de políticos que estão preocupados apenas em manter ou melhorar os benefícios da classe e arrumar cargos.

    Mas, nesta altura da crise, minha opinião é que precisamos nos levantar só. Não dá para contar com ninguém. Estamos reféns de um péssimo Congresso, recheado de políticos que estão preocupados apenas em manter ou melhorar os benefícios da classe e arrumar cargos. Praticamente todas as grandes empresas do Brasil estão citadas em alguma operação, envolvidas com alguma falsa doação às campanhas eleitorais. A crise moral é tão grande ou maior do que a crise econômica no Brasil.

    A crise moral é tão grande ou maior do que a crise econômica no Brasil.

    O consumidor, neste momento, está retraído, espremido entre o medo do desemprego e a luta para fazer o dinheiro cobrir as despesas, que aumentam assustadoramente. Estes dois anos foram de aprendizado de novos tempos, de reclamar nas ruas, de dar mais atenção à economia, de apertar o cinto, mas também é de novos tempos na reflexão sobre a economia da água e da energia, da forma como consumimos, do que fazemos com o nosso lixo, do que queremos melhorar. O país está vivendo a maturidade das relações de consumo. É hora de avançar. E nós, consumidores e cidadãos, vamos em frente, consumindo com mais critério, exigindo mais, cobrando mais. Gostaríamos muito que as empresas compartilhassem este avanço conosco, privilegiando a clareza, a boa fé e a eficiência. Obrigada pela leitura e até a próxima oportunidade de estarmos juntos.

    Publicidade
    Share. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
    Avatar photo
    Nadja Sampaio

    Jornalista há 34 anos, Nadja Sampaio assina a coluna Cliente & Cia publicada às quintas-feiras no jornal Brasil Econômico. Ocupou o cargo de editora assistente de Defesa do Consumidor do Jornal O Globo por 23 anos. Por este seu trabalho recebeu o Prêmio Esso na categoria Melhor Contribuição à Imprensa em 2004. Recebeu ainda prêmios de Melhor Reportagem da Associação Brasileira de Teleserviços (ABT) em 2005 e 2006.

    Related Posts

    Alta dos alimentos: Confira soluções para economizar na cozinha

    22 de junho de 2021

    Dicas valiosas para não cair em golpes virtuais

    13 de maio de 2021

    Ressaca do Imposto de Renda traz lições importantes para o próximo ano

    15 de maio de 2019

    1 comentário

    1. Maria Goldenberg on 3 de agosto de 2015 20:53

      Excelente! Muito interessante!O consumidor pode mudar e melhorar os padrões. Que as escolhas reflitam essa busca de mais qualidade! Parabéns!

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    Agende-se

    Quem Somos
    Quem Somos

    O Portal Curso da Vida compartilha informações sobre o processo de envelhecer, que começa muito antes da nossa consciência da velhice. É um espaço para troca de ideias e experiências que possam contribuir para uma vida mais saudável, confortável e ativa, durante todo o seu curso. Saiba mais

    Colaboradores

    O Portal CURSO DA VIDA conta com o apoio de vários colaboradores, que compartilham do objetivo de disseminar informações de interesse público, nas áreas de saúde, bem-estar, comportamento, direitos e entretenimento, além de serviços relacionados ao processo de envelhecimento.
    Veja como se tornar um colaborador

    Realização

    Curso da Vida © 2025
    • Quem Somos
    • Colaboradores
    • Patrocinadores
    • Anuncie Conosco
    • Politica de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

    Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

    Ad Blocker Enabled!
    Ad Blocker Enabled!
    A exibição de anúncios on-line aos nossos visitantes é o que nos permite manter nosso site. Por favor, ajude-nos desativando seu bloqueador de anúncios.
    Go to mobile version
    Curso da Vida - Prepare-se para viver melhor
    Distribuído por  GDPR Cookie Compliance
    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

    Strictly Necessary Cookies

    Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

    If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.