Curso da Vida – Prepare-se para viver melhor

Hábitos que prejudicam a saúde bucal

Não é segredo para ninguém que o sorriso é a nossa carta de apresentação, mas para cultivar uma boca saudável com dentes bonitos é preciso tomar alguns cuidados e precauções. Isso porque diversos hábitos considerados corriqueiros podem ter consequências ruins para a saúde bucal. Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto, listou algumas práticas que são altamente prejudicais para os dentes.

Aplicar muita força ao escovar os dentes
Escovar os dentes com muita força machuca a gengiva e danifica o esmalte dentário. “A força não garante dentes mais limpos e ainda pode causar retração gengival, problema que consiste no deslocamento da margem da gengiva e que desencadeia na exposição da raiz do dente. Também é preciso optar sempre por escovas de cabeça pequenas e cerdas macias”. A especialista ainda recomenda trocar de escova a cada três meses ou antes, caso as cerdas estiverem deformadas.

Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
A bebida alcoólica contém substâncias que corroem os tecidos da boca, gengivas, bochechas e dentes, diminuindo a produção de saliva. “Essa falta de saliva faz com que a boca fique seca, o que propicia o aparecimento de bactérias. Assim, a chance de desenvolver cáries e mau hálito aumenta consideravelmente”, destaca a dentista.

Tabagismo
Não é segredo para ninguém que o cigarro é um inimigo da saúde e com a boca não é diferente. “Além de deixar os dentes amarelados, o tabagismo causa inflamação gengival, doenças periodontais, mau hálito e é um fator predisponente para o câncer de boca. Ainda pode provocar manchas na língua”.

Roer as unhas
Ato nada higiênico, roer as unhas também é prejudicial para a saúde bucal. “Isso acontece porque debaixo da unha é possível encontrar germes e bactérias que, ao entrarem em contato com os dentes, podem ser passados para a boca e ali se alojar”, explica.

Visitar um dentista somente em casos de urgência
Outro hábito bastante comum, porém equivocado, consiste em ir ao consultório odontológico somente em casos de urgência. “Prevenir é melhor do que remediar, portanto, não espere surgir um problema para consultar o dentista. Essa prática pode evitar o agravamento de uma doença e, consequentemente, um processo doloroso para o paciente”, orienta.

Ficar em jejum por um longo período de tempo
Por fim, a especialista pontua que quando o indivíduo fica muito tempo sem ingerir nenhum tipo de alimento, o organismo começa a liberar ácidos graxos, o que acaba prejudicando a saúde bucal. “Tais substâncias automaticamente geram o mau hálito. Portanto, para evitar esse problema, minha orientação é que a pessoa coma de três em três horas”, finaliza.

Fonte – CAIXA SEGURADORA ODONTO

Exit mobile version